Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Método Estivill


Pois é, já não sei o que fazer ao meu pintainho para ele dormir bem e descansado durante a noite.
Ele acorda muitas vezes, porque cai a chucha ou porque quer mama ou por nada, pura e simplesmente faz uma birra que acorda o prédio todo e nada o cala, nem chucha, nem mama, nem Aero-om, nem colo, nem a cama dos pais, nada.
E eu começo a ter medo das noites, pois nunca sei como é que ele se vai portar.
Tomei conhecimento deste livro através de uma amiga virtual e fui comprar na esperança de uma solução para as nossas noites acalmarem, li-o em duas noites.
Confesso, não sou capaz, é muito violento para ele e para nós. Chamem-me o que quiserem.
O método tem lógica e funciona a quem conseguir aplica-lo.
Então é assim arranjamos as ferramentas de dormir, chuchas, um móbil para a cama, um boneco que temos de baptizar. E ele passa a dormir com estas coisas. Criar uma rotina que antecipa a hora de ir para a cama, banho, jantar, miminhos com uma história ou canção e a seguir cama.
Na cama com a chuchinha, o boneco, o móbil, um beijinho de boa noite "Meu amor, agora vais aprender a dormir sozinho na tua cama, com a tua chucha, o teu amiguinho e o móbil." Apaga-se a luz e prontos.
Sempre que ele chorar esperamos um minuto e vamos lá só podemos colocar a mão sobre a barriguinha, repetir a frase e sair. Esperamos mais três minutos e repetimos a cena e depois cinco minutos.
Sem dúvida que isto ao fim de uma semana tem que dar alguns frutos, mas eu nem a primeira noite consegui.
Vou adoptar a história do boneco e da chucha, da luz mas o resto vai ser muito difícil e doloroso.
O senhor Estivill que me desculpe mas não obrigado, prefiro levantar-me 10 vezes por noite a deixar o meu filho chorar a noite toda.

3 comentários:

Sophie disse...

bem, o Martim nunva teve problemas em dormir...tb temos esse ritual e o boneco (q no caso dele é a fraldinha) mas tb nunca ficou a chorar na cama...adormece logo.
Ja tinha lido esse metodo ( e vi um video) e achei tao traumatizante!!!!
Acho q tb nao serei capaz...

Tite disse...

Janeca,

O teu primo Nuno também chorou forte até acordar a vizinhança durante os três primeiros meses de vida. Depois passou.
Já o mano dele foi precisamente ao contrário. Tudo bem nos 3 primeiros meses e depois... passaram 8 e ele só descansava quando ia para a cama dos pais, com tudo o que isso implicava de afastamento do casal.
Por essa altura, mudámos de casa e criámos o seu espaço. Na primeira noite ele chorou, eu disse-lhe que poderia chorar o quanto quisesse que o papá não o iria buscar à sua cama e a partir daí chorou até se cansar e nunca mais voltou a apelar à mudança de cama com choro copioso como fazia até então.
Eu desconhecia o método estivill...

fis disse...

Podes sempre adaptar o método. O meu chama-se "cristill"...eheh...para já tem resultado muito bem....so se nao resultasse mesmo é que me iria esforçar por aplica-lo!

Beijinhos e boa sorte ;)