Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Embora ainda não tenha começado a dar sopinhas ao meu pintainho mais novo já ando a pesquisar. Descobri este blog fantástico só sobre sopinhas.

http://solangeburri.blogspot.com/search/label/sopa

Recomendo vivamente a darem uma vista de olhos porque tem ideias espetaculares.



"Ok,ok, e se eu tenho imensos legumes em casa??????? Se não devo congelar, se não devo manter muito tempo no frigorífico, o que fazer????No problem, ideal, super ideal é preparar um puré e congelar em cuvetes. Servir-se à vontade, aguenta imenso tempo no congelador e mantém todas as propriedades nutricionais...
Dica: porque não fazer vários purés: exemplos (batata+cenoura), (abobora+nabo), (ervilhas+cebola), (courgete+salsa), colocar em cuvetes, depois de congelados, transferir os cubos para sacos de congelação identificados com cada variedade e na hora reunir X cubos, aquecer no micro-ondas, um fio de azeite, e tem-se sempre uma sopa diferente...? (Nota: na figura uma sugestão para guardar os cubos de legumes...)
Atenção: importante usar pouca água na hora de cozer e aproveitar sempre um pouco para o puré, esta água vale ouro...
Esta maneira é a mais correcta...cabe a cada mãe gerir a forma que lhe dá mais jeito...o importante mesmo é que a criança coma sopa, sempre, variando os seus componentes."


Solange Burri, questão colocada no Forum Pink & Blue.

Achei uma ideia porreirinha para haver sempre variedade nas sopinhas, que é das melhores coisinhas que podemos dar aos nossos piolhos. Só é pena é que quando eles chegam a escolinha percam os bons hábitos e comecem a imitar os outros "a não gostar" de legumes.

1 comentário:

Tina disse...

Parabéns filhota!
Este blog é mesmo a tua cara.
E a este post fantástico, eu vou acrescentar mais uma nota da máxima importância.
No caso das sopas, devido ao elevado poder de trituração da Bimby, os legumes não precisam cozer durante muito tempo. Como muitas vitaminas se alteram com a tempratura, conseguimos preservar melhor o valor nutritivo dos legumes. Depois, aquele mau hábito de que todas as mães infermam, de retirar todos os talos e partes mais fibrosas dos vegetais para que não fiquem "fios", evitando assim que as nossas crianças não rejeitem a sopa, cuspam ou vomitem. Como a Bimby tritura espectacularmente bem, transformando-as num creme bem aveludado, podemos incluir todas essas partes, aumentando assim o teor de fibras da sopa.
Acresce ainda um outro factor deveras importante para a saúde dos nossos filhotes. Todas as gorduras,nomeadamente o azeite, que deitamos nas sopas, quando sujeitas a altas temperaturas alteram-se e transformam-se em substâncias indesejáveis e prejudiciais (vulgo colesterol). Na Bimby, como a temperatura máxima é de 100º. não corremos o risco de saturar/alterar as gorduras.
Mais saudável que tudo isto é impossível.
Querem mais?
Perguntem-me que eu respondo.
Porque ainda existe a questão dos sumos, néctares, iogurtes, etc, etc.